PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
NÍVEIS DE APRENDIZAGEM E SUGESTÃO DE ATIVIDADES
1 - NÍVELV PRÉ-SILÁBICO:
*Grafismo
Primitivo
Predomínio de rabiscos e pseudo-letras. A utilização de grafias convencionais é um intento para a criança.
Desenvolvem procedimentos para diferenciar escritas. (garatujas)
*Escrita sem controle de quantidade
A criança escreve ocupando toda a largura da folha ou do espaço destinado a escrita.
A R M S MO H A O R U I L N M (brigadeiro)
A M T O X A M H N TS K H U I (pipoca)
M H O T I P E R T C L P M N B O (suco)
A T R O C D G P E S IP U T D F F (bis)
*Escrita Unigráfica
A criança utiliza somente uma letra para representar a palavra.
A (brigadeiro)
L (pipoca)
F (suco)
C (bis)
*Escrita Fixa
A mesma série de letras numa mesma ordem serve para diferenciar nomes.
Predomínio de grafias convencionais.
A L N I (brigadeiro)
A L N I (pipoca)
A L N I (suco)
A L N I (bis)
*Quantidade variável
Repertório Fixo/Parcial
Algumas letras aparecem na mesma ordem e lugar, outras letras de forma diferente. Varia a quantidade de letras para cada palavra.
S A M T (brigadeiro)
A M T (pipoca)
A M T S A (suco)
S A T (bis)
*Quantidade constante
Repertório variável
Quantidade constante para todas as escritas. Porém, usa-se o recurso da diferenciação qualitativa: as letras mudam ou muda a ordem das letras.
HRUM (brigadeiro)
ASGK (pipoca)
ONBJ (suco)
CFTV (bis)
*Quantidade variável
Repertório variado
Expressam máxima diferenciação controlada para diferenciar uma escrita de outra.
R A M Q N (brigadeiro)
A B E A M F (pipoca)
G E P F A (suco)
O S D L (bis)
*Quantidade e repertório variáveis
Presença de valor sonoro início e/ou fim
Variedade na quantidade e no repertório de letras. A criança preocupa-se em utilizar letras que correspondem ao som inicial e/ou final.
I M S A B R O (brigadeiro)
I B R N S A (pipoca)
U R M T O (suco)
I N B O X I X (bis)
Predomínio de rabiscos e pseudo-letras. A utilização de grafias convencionais é um intento para a criança.
Desenvolvem procedimentos para diferenciar escritas. (garatujas)
*Escrita sem controle de quantidade
A criança escreve ocupando toda a largura da folha ou do espaço destinado a escrita.
A R M S MO H A O R U I L N M (brigadeiro)
A M T O X A M H N TS K H U I (pipoca)
M H O T I P E R T C L P M N B O (suco)
A T R O C D G P E S IP U T D F F (bis)
*Escrita Unigráfica
A criança utiliza somente uma letra para representar a palavra.
A (brigadeiro)
L (pipoca)
F (suco)
C (bis)
*Escrita Fixa
A mesma série de letras numa mesma ordem serve para diferenciar nomes.
Predomínio de grafias convencionais.
A L N I (brigadeiro)
A L N I (pipoca)
A L N I (suco)
A L N I (bis)
*Quantidade variável
Repertório Fixo/Parcial
Algumas letras aparecem na mesma ordem e lugar, outras letras de forma diferente. Varia a quantidade de letras para cada palavra.
S A M T (brigadeiro)
A M T (pipoca)
A M T S A (suco)
S A T (bis)
*Quantidade constante
Repertório variável
Quantidade constante para todas as escritas. Porém, usa-se o recurso da diferenciação qualitativa: as letras mudam ou muda a ordem das letras.
HRUM (brigadeiro)
ASGK (pipoca)
ONBJ (suco)
CFTV (bis)
*Quantidade variável
Repertório variado
Expressam máxima diferenciação controlada para diferenciar uma escrita de outra.
R A M Q N (brigadeiro)
A B E A M F (pipoca)
G E P F A (suco)
O S D L (bis)
*Quantidade e repertório variáveis
Presença de valor sonoro início e/ou fim
Variedade na quantidade e no repertório de letras. A criança preocupa-se em utilizar letras que correspondem ao som inicial e/ou final.
I M S A B R O (brigadeiro)
I B R N S A (pipoca)
U R M T O (suco)
I N B O X I X (bis)
O que deve ser trabalhado no nível Pré-silábico
·
Caixa
surpresa;
·
Bingos
(figuras, letras, nomes, números, etc.);
·
Boliche;
·
Batata-quente;
·
Corre
cutia;
·
Sorteio
de letras;
·
Alfabeto
concreto e ilustrado;
·
Jogo da
memória (letras, figuras e letras);
·
Jogos das
argolas;
·
Jogo da
pescaria;
·
Dados
(letras, figuras);
·
Quebra-cabeça
de figuras e iniciais;
·
Quadro
classificatório de objetos;
·
Atividades
com rótulos;
·
Confecção
“Meu dicionário” (colagem de figuras).
2 - NÍVEL SILÁBICO SEM VALOR SONORO
A criança
escreve uma letra para representar a sílaba sem se preocupar com o valor sonoro
correspondente
R O M T (brigadeiro)
B U D (pipoca)
A S (suco)
R (bis)
*Iniciando uma correspondência sonora: a criança escreve uma letra para cada sílaba e começa a utilizar letras que correspondem ao som da sílaba.
I T M O (brigadeiro)
P Q A (pipoca)
R O (suco)
G I (bis)
R O M T (brigadeiro)
B U D (pipoca)
A S (suco)
R (bis)
*Iniciando uma correspondência sonora: a criança escreve uma letra para cada sílaba e começa a utilizar letras que correspondem ao som da sílaba.
I T M O (brigadeiro)
P Q A (pipoca)
R O (suco)
G I (bis)
3 - NÍVEL SILÁBICO COM VALOR SONORO
A criança
escreve uma letra para cada sílaba, utilizando letras que correspondem ao som
da sílaba; às vezes usa só vogais e outras vezes consoantes e vogais.
I A E O – B H D O (brigadeiro)
I O A – P O K (pipoca)
U O – S C (suco)
I S – B I (bis)
I A E O – B H D O (brigadeiro)
I O A – P O K (pipoca)
U O – S C (suco)
I S – B I (bis)
O que
deve ser trabalhado no nível Silábico
·
Alfabeto móvel (individual e coletivo);
·
Batata-quente (reconstrução);
·
Boca e lápis;
·
Jogo da memória (figura / palavra);
·
Pesquisa de palavras em jornais e revistas;
·
Caça-palavras;
·
Cruzadão;
·
Confecção “Meu Dicionário” (reconstrução);
·
Caixa-surpresa (reconstrução);
·
Listagem de palavras;
·
“Meu barquinho vai navegar”.
4 - NÍVEL SILÁBICO - ALFABÉTICO
A criança,
ora escreve uma letra para representar a sílaba, ora escreve a sílaba completa.
Dificuldade é mais visível nas sílabas complexas.
B I H D R O (brigadeiro)
P I P O K (pipoca)
S U K O (suco)
B I Z (bis)
B I H D R O (brigadeiro)
P I P O K (pipoca)
S U K O (suco)
B I Z (bis)
O que
deve ser trabalhado no nível Silábico- alfabético
·
Palavra
secreta;
·
Jogo das
caixinhas ou envelope;
·
Listagens
individuais;
·
Detetive
ou salada de letras;
·
Cruzadinhas;
·
Frases
coletivas ou individuais;
·
Frases
enigmáticas;
·
Forca;
·
Stop;
·
Atividades
envolvendo os diversos portadores de texto;
·
Textos
coletivos.
5 - NÍVEL ALFABÉTICO
A criança já
compreende o sistema de escrita faltando apenas apropriar-se das convenções
ortográficas; principalmente nas sílabas complexas..
BRIGADEIRO
PIPOCA
SUCO
BIS
BRIGADEIRO
PIPOCA
SUCO
BIS
O
que deve ser trabalhado no nível Alfabético
·
Atividades que reforcem a compreensão da relação
grafema-fonema (letra-som) para que entendam a construção da sílaba como, por
exemplo, alfabetos cantados, bingos de letras, de rótulos, atividades com
alfabeto vivo, atividade com fichário dos nomes dos alunos.
·
Atividades que visem descolar a escrita da fala,
como no caso das palavras. CADIADO e KAVALU – as vogais E e O no final de
sílabas átonas assumem o valor sonoro de /i/ e /u/, por isso que se fala
/cadiado/ e se escreve CADEADO, fala-se /cavalu/ e escreve CAVALO, fala-se
/leiti/ e escreve-se LEITE.
·
Atividades para trabalhar as convenções
ortográficas, como: dígrafos orais (ch, lh, nh, qu, gu, rr, ss, sc, xc) e
nasais (am, an, em, en, im, in, om, on, um, un) como na escrita da palavras
“aranha” e “campo” e usos de letras que representam o som /s/
·
Atividade p/evitar a hipercorreção (no afã de
acertar erra), como na da palavra CUECA escreve COECA.
·
Trabalho intenso de leitura de diferentes gêneros:
leitura compartilhada, silenciosa, em capítulos, em diferentes ambientes, por
diferentes motivos, com dramatização, com interpretação oral, sugerindo
mudanças, criando versões, recriando finais, introduzindo elementos, comparando
narrativas, notícias, enredos, propagandas, explorando rimas.
·
Produzir textos: coletivamente, em grupos, em
duplas, sozinho, a partir de imagens, de leituras, de situações, de
questionamentos, de necessidades de informar, divulgar, pesquisar, discordar,
concordar, divertir, recontar, anunciar, convidar.
·
Montar e explorar bancos de palavras e construir
coletivamente as regras ortográficas regulares, usar jogos de raciocínio para
fixação destas regras.
·
Montar e explorar bancos de palavras com
dificuldades ortográficas irregulares.
·
Organizar jogos com regras para memorização das
mesmas.
·
Trabalhar revisão de textos produzidos
coletivamente (grupos, duplas) ou individualmente.
·
Trabalhar com a análise linguística de textos bem
escritos.
·
Atividades de desenvolvimento da oralidade com
posterior produção escrita.
·
Leitura de histórias e demais narrativas com
posterior reconto oral e escrito.
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