quarta-feira, 2 de outubro de 2013

PACTO MUANÁ - NÍVEIS DE APRENDIZAGEM E SUGESTÃO DE ATIVIDADES



PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
 
NÍVEIS DE APRENDIZAGEM E SUGESTÃO DE ATIVIDADES

1 - NÍVELV PRÉ-SILÁBICO:

*Grafismo Primitivo
Predomínio de rabiscos e pseudo-letras. A utilização de grafias convencionais é um intento para a criança.
Desenvolvem procedimentos para diferenciar escritas. (garatujas)
*Escrita sem controle de quantidade
A criança escreve ocupando toda a largura da folha ou do espaço destinado a escrita.
A R M S MO H A O R U I L N M (brigadeiro)
A M T O X A M H N TS K H U I (pipoca)
M H O T I P E R T C L P M N B O (suco)
A T R O C D G P E S IP U T D F F (bis)
*Escrita Unigráfica
A criança utiliza somente uma letra para representar a palavra.
A (brigadeiro)
L (pipoca)
F (suco)
C (bis)
*Escrita Fixa
A mesma série de letras numa mesma ordem serve para diferenciar nomes.
Predomínio de grafias convencionais.
A L N I (brigadeiro)
A L N I (pipoca)
A L N I (suco)
A L N I (bis)
*Quantidade variável
Repertório Fixo/Parcial
Algumas letras aparecem na mesma ordem e lugar, outras letras de forma diferente. Varia a quantidade de letras para cada palavra.
S A M T (brigadeiro)
A M T (pipoca)
A M T S A (suco)
S A T (bis)
*Quantidade constante
Repertório variável
Quantidade constante para todas as escritas. Porém, usa-se o recurso da diferenciação qualitativa: as letras mudam ou muda a ordem das letras.
HRUM (brigadeiro)
ASGK (pipoca)
ONBJ (suco)
CFTV (bis)
*Quantidade variável
Repertório variado
Expressam máxima diferenciação controlada para diferenciar uma escrita de outra.
R A M Q N (brigadeiro)
A B E A M F (pipoca)
G E P F A (suco)
O S D L (bis)
*Quantidade e repertório variáveis
Presença de valor sonoro início e/ou fim
Variedade na quantidade e no repertório de letras. A criança preocupa-se em utilizar letras que correspondem ao som inicial e/ou final.
I M S A B R O (brigadeiro)
I B R N S A (pipoca)
U R M T O (suco)
I N B O X I X (bis)
O que deve ser trabalhado no nível Pré-silábico
·         Caixa surpresa;
·         Bingos (figuras, letras, nomes, números, etc.);
·         Boliche;
·         Batata-quente;
·         Corre cutia;
·         Sorteio de letras;
·         Alfabeto concreto e ilustrado;
·         Jogo da memória (letras, figuras e letras);
·         Jogos das argolas;
·         Jogo da pescaria;
·         Dados (letras, figuras);
·         Quebra-cabeça de figuras e iniciais;
·         Quadro classificatório de objetos;
·         Atividades com rótulos;
·         Confecção “Meu dicionário” (colagem de figuras).
2 - NÍVEL SILÁBICO SEM VALOR SONORO
A criança escreve uma letra para representar a sílaba sem se preocupar com o valor sonoro correspondente
R O M T (brigadeiro)
B U D (pipoca)
A S (suco)
R (bis)
*Iniciando uma correspondência sonora: a criança escreve uma letra para cada sílaba e começa a utilizar letras que correspondem ao som da sílaba.
I T M O (brigadeiro)
P Q A (pipoca)
R O (suco)
G I (bis)
3 - NÍVEL SILÁBICO COM VALOR SONORO
A criança escreve uma letra para cada sílaba, utilizando letras que correspondem ao som da sílaba; às vezes usa só vogais e outras vezes consoantes e vogais.
I A E O – B H D O (brigadeiro)
I O A – P O K (pipoca)
U O – S C (suco)
I S – B I (bis)
O que deve ser trabalhado no nível Silábico
·         Alfabeto móvel (individual e coletivo);
·         Batata-quente (reconstrução);
·         Boca e lápis;
·         Jogo da memória (figura / palavra);
·         Pesquisa de palavras em jornais e revistas;
·         Caça-palavras;
·         Cruzadão;
·         Confecção “Meu Dicionário” (reconstrução);
·         Caixa-surpresa (reconstrução);
·         Listagem de palavras;
·         “Meu barquinho vai navegar”.
4 - NÍVEL SILÁBICO - ALFABÉTICO
A criança, ora escreve uma letra para representar a sílaba, ora escreve a sílaba completa. Dificuldade é mais visível nas sílabas complexas.
B I H D R O (brigadeiro)
P I P O K (pipoca)
S U K O (suco)
B I Z (bis)
O que deve ser trabalhado no nível Silábico- alfabético
·         Palavra secreta;
·         Jogo das caixinhas ou envelope;
·         Listagens individuais;
·         Detetive ou salada de letras;
·         Cruzadinhas;
·         Frases coletivas ou individuais;
·         Frases enigmáticas;
·         Forca;
·         Stop;
·         Atividades envolvendo os diversos portadores de texto;
·         Textos coletivos.
5 - NÍVEL ALFABÉTICO
A criança já compreende o sistema de escrita faltando apenas apropriar-se das convenções ortográficas; principalmente nas sílabas complexas..
BRIGADEIRO
PIPOCA
SUCO
BIS
O que deve ser trabalhado no nível Alfabético
·      Atividades que reforcem a compreensão da relação grafema-fonema (letra-som) para que entendam a construção da sílaba como, por exemplo, alfabetos cantados, bingos de letras, de rótulos, atividades com alfabeto vivo, atividade com fichário dos nomes dos alunos.
·      Atividades que visem descolar a escrita da fala, como no caso das palavras. CADIADO e KAVALU – as vogais E e O no final de sílabas átonas assumem o valor sonoro de /i/ e /u/, por isso que se fala /cadiado/ e se escreve CADEADO, fala-se /cavalu/ e escreve CAVALO, fala-se /leiti/ e escreve-se LEITE.
·      Atividades para trabalhar as convenções ortográficas, como: dígrafos orais (ch, lh, nh, qu, gu, rr, ss, sc, xc) e nasais (am, an, em, en, im, in, om, on, um, un) como na escrita da palavras “aranha” e “campo” e usos de letras que representam o som /s/
·      Atividade p/evitar a hipercorreção (no afã de acertar erra), como na da palavra CUECA escreve COECA.
·      Trabalho intenso de leitura de diferentes gêneros: leitura compartilhada, silenciosa, em capítulos, em diferentes ambientes, por diferentes motivos, com dramatização, com interpretação oral, sugerindo mudanças, criando versões, recriando finais, introduzindo elementos, comparando narrativas, notícias, enredos, propagandas, explorando rimas.
·      Produzir textos: coletivamente, em grupos, em duplas, sozinho, a partir de imagens, de leituras, de situações, de questionamentos, de necessidades de informar, divulgar, pesquisar, discordar, concordar, divertir, recontar, anunciar, convidar.
·      Montar e explorar bancos de palavras e construir coletivamente as regras ortográficas regulares, usar jogos de raciocínio para fixação destas regras.
·      Montar e explorar bancos de palavras com dificuldades ortográficas irregulares.
·      Organizar jogos com regras para memorização das mesmas.
·      Trabalhar revisão de textos produzidos coletivamente (grupos, duplas) ou individualmente.
·      Trabalhar com a análise linguística de textos bem escritos.
·      Atividades de desenvolvimento da oralidade com posterior produção escrita.
·      Leitura de histórias e demais narrativas com posterior reconto oral e escrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário